A qualidade da informação

lebre tartaruga

“A melhor notícia não é a que se dá primeiro, mas a que se dá melhor” – Escritor colombiano Gabriel García Márquez

As redes sociais estão mudando o mundo no qual vivemos. As pessoas vivem querendo saber sobre tudo e sobre todos, mas o quanto tudo isso é importante?

Há uma ansiedade latente nesses novos cidadãos cibernéticos, enganados por um novo mundo cheio de possibilidades feito de um simulacro da realidade.

A web como uma biblioteca é cheia de informação, fazer uma busca por um conteúdo ou por um livro faz parte da mecânica, mas o nosso aprendizado é mais devagar e outra questão interessante é como medir o valor de um conhecimento se ele não será posto em prática? Podemos usar ele pra conversa de bar ou num exame escolar?

Na escola, os alunos aprendem primeiro as letras, depois as palavras, até usar tudo isso em construção de frases e por fim em textos. O conhecimento é obtido em etapas e muitas vezes por obrigação, pois nem sempre uma aula de matemática é mais divertida do que ir no cinema ou praticar um esporte.

A tecnologia é uma ferramenta igual a uma ciência estudada no colégio, precisamos passar por etapas até chegarmos perto de uma compreensão satisfatória para nós. Ela está cada vez mais presenta na nossa vida, é preciso compreendê-la, descobrir suas limitações e utilidades, pois nem sempre a velocidade é o que buscamos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.