Adriana Varejão é uma artista plástica brasileira contemporânea cujos trabalhos baseiam-se no período colonial brasileiro, em botequins cariocas e banheiros europeus. Ela trabalha muito com azulejos. Seus trabalhos está espalhados pelo mundo. Seus trabalhos discutem as relações paradoxais entre sensualidade e dor,violência e exuberância. Atualmente,ela inspira-sem em lugares como açougues, botequins,saunas, piscinas e outros, abordando questões tradicionais da pintura como cor, textura e perspectivas.
Seus livros
“Entre carnes e mares” é o livro mais completo sobre a obra da artista plástica carioca, contendo mais de 170 reproduções de suas pinturas, além de fotografias e instalações. Esta publicação bilíngue reúne seus trabalhos mais importantes e conta ainda com cinco ensaios críticos de autores consagrados como Silviano Santiago, Lilia Moritz Schwarcz, Karl Erik Schøllhammer, Luiz Camillo Osorio e Zalinda Cartaxo.
Este volume oferece ao leitor um rico panorama da trajetória da artista, partindo dos seus mais novos Pratos e passando pelas influências barrocas, pelo azul dos azulejos e dos mares e pelos quadros em carne viva. O visual incrível do livro traduz a força da intensa pesquisa por trás da obra. São mais de 170 reproduções de suas pinturas, além de fotografias e instalações, grande parte do acervo de Varejão.
Fontes: Wikipédia e Revista Biografia(sociedadedospoetasamigos.blogspot.com.br)