Ativistas presos em São Paulo durante a Copa são liberados

Ativistas presos em São Paulo durante a Copa são liberados

Nesta quinta-feira, o juiz Marcelo Farias Pereira determinou a soltura de Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi. O fato de não haver artefatos explosivos em posse dos ativistas foi determinante na liberação.

Anteriormente o juiz havia associado os dois a “esquerda caviar”. Para a polícias, os dois lideravam os black blocs, manifestantes que defendem a depredação de patrimônio público e privado.

Ele declarou que “é forçoso concluir que a acusação restou de sobremaneira fragilizada, na medida que ficou demonstrado que os acusados não portavam qualquer artefato explosivo ou incendiário”.

As penas aos acusados podem ser maiores que quatro anos. Segundo o magistrado, “não se justifica a custódia cautelas, até porque primários e de bons antecedentes”.

Fábio Hideki e Rafael Marques foram presos no dia 23 de junho  durante um protesto na Avenida Paulista, em São Paulo. Hideki foi encaminhado à penitenciária de Tremembé e Lusvarghi para o 8º D.P. no Brás.

Os promotores vão enviar novos elementos ao IC (Instituto de Criminalística) e ao GATE (Grupo Antibombas da PM). Eles consideram que houve demora na apresentação dos materiais para  análise – uma garrafa de Nescau coberta com papel e elástico e um fixador de tintas para tecidos coberto com um fio na nylon semelhante a um pavio. A polícia diz que no dia da prisão, os artefatos eram explosivos. Os promotores dizem que os materiais inflamável pode ter perdido o efeito após tanto tempo.

O Juiz ainda declarou: “se o tempo transcorrido entre a apreensão do material e a realização das provas periciais levou à evaporação do eventual conteúdo dos frascos, é lógico que os peritos não terão como se os mesmos teriam odor de combustíveis ou outro combustível”.

Segundo ele, ”o porte de objetos com odor característico de qualquer produto inflamável não é crime e não pode ser confundido com artefato combustível incendiário”. O juiz pensa ser desnecessária a realização de laudo complementar.

Ativistas1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ativistas2

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

This entry was posted in Direitos Humanos, Politica on by .

About profsp

Sou Professor, Escritor e Poeta. Estudo Música e faço algum barulho com minha guitarra, a Clementina. Já publiquei quatro livros de poesias. Pretendo lançar mais, pois já tenho mais poesias prontas. Algumas delas estão publicadas aqui no Bloginforma. Criei recentemente (jul/2019) um perfil no Twitter: @EltonCa20982408

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.