Rio Claro recebe eventos de incentivo à leitura do projeto para crianças “Baú de Histórias” 

No dia 17 de maio de 2022 (terça-feira), o projeto “Baú de Histórias” promove uma série de ações especiais de incentivo à leitura para inspirar as crianças de Rio Claro a tomarem gosto pelos livros e suas histórias.

Foto de Divulgação

Recentemente, o projeto realizou a entrega de 2 (duas) unidades físicas do “Baú de Histórias” na cidade, a primeira na Escola Municipal Jovelina Moratelie a segunda na Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva.

Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas, dispondo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura. 

Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e da fantasia. 

E para incentivar o uso dessas estruturas, no dia 17 de maio (terça-feira), às 7h e às 16h, serão realizadas duas oficinas de contação de histórias na Escola Municipal Jovelina Morateli, que fica na Rua 9 Mp, nº70, Parque Mãe Preta.

No mesmo dia, às 10h e às 13h30, outras duas oficinas serão realizadas na Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva, que fica na Rua M-17, nº721, Parque das Indústrias.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo. 


Nesta cidade, o projeto é apoiado pela John Crane, empresa patrocinadora que busca um crescimento contínuo preservando a ética, o meio ambiente e as comunidades. Por isso apoia ações como esta, que visam potencializar a transformação local, melhorando vidas. 

“Buscamos apoiar iniciativas que promovem a cultura e a inclusão social, acreditando que ações como essa são instrumentos de desenvolvimento, interação, bem-estar e aprendizagem. Queremos gerar impactos significativos na sociedade, abrindo caminhos para a formação de cidadãos mais conscientes e um mundo com menos desigualdade”, comenta a empresa.

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

Sobre a John Crane: Fundada há mais de 100 anos, a John Crane é líder global em soluções de equipamentos rotativos, fornecendo tecnologias e serviços de engenharia para indústrias de processo, incluindo: Gás de petróleo, Geração de energia, Químico, Farmacêutico, Mineração e Minerais, Compressão de Refrigeração, Polímeros, Alimentos e bebidas, Processamento de Celulose e Papel, Gestão de Águas Residuais e Águas Limpas. Uma empresa que atende clientes em todo o mundo para fornecer soluções inovadoras que melhoram a confiabilidade de processos e equipamentos por meio de um foco incansável na qualidade, paixão pelo serviço e compromisso intransigente com equipe de funcionários, segurança, meio ambiente e práticas comerciais éticas.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa John Crane.

SERVIÇO: “Baú de Histórias” em Rio Claro

Classificação Livre – Grátis

Contação de Histórias

Instituição beneficiada: Escola Municipal Jovelina Morateli

Endereço: Rua 9 Mp, nº70, Parque Mãe Preta – Rio Claro – SP

Oficinas de leitura: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 7h e 16h

Instituição beneficiada: Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva

Endereço: Rua M-17, nº721, Parque das Indústrias – Rio Claro – SP

Oficinas de leitura: 17 de maio de 2022 (terça-feira) – Horários: 10h e 13h30

Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.