Campanha incentiva atos de gentileza no transporte público em SP

Campanha incentiva atos de gentileza no transporte público em SP

Alessandra Braz

Um estudante de publicidade e propaganda iniciou uma campanha por mais gentileza no metrô, transporte público usado diariamente por mais de 4,6 milhões de pessoas na capital  paulista.

Campanha incentiva atos de gentileza no transporte José Siva/Folhapress

Campanha incentiva atos de gentileza no transporte
José Siva/Folhapress

Batizada de “Obrigado SP”, a iniciativa conta com um site (www.obrigadosp.com) no qual as pessoas podem imprimir cartões com mensagens de “Obrigado” e “Parabéns”.

Segundo o idealizador, Edgard Vidal,23, o passageiro pode dar o cartão de “obrigada” para alguém que lhe fez uma gentileza no metrô, e o de “parabéns” quando presenciar alguém praticando uma boa ação.

A intenção é estimular atos simples como ceder o lugar, dar informação, esperar as pessoas saírem do trem antes de entrar e dar passagem.

“Um dia eu dei o meu lugar para uma senhora e ela ficou muito feliz. Ela me agradeceu e percebi que nem só de notícias ruins vive o metrô. Achei que todos deveriam saber desses pequenos atos”, conta Vidal, que estimula as pessoas a divulgarem fotos no Facebook da campanha.

Segundo ele, o movimento, que começou há pouco mais de uma semana, já recebeu propostas de pessoas do Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Manaus e Belo Horizonte para levar a campanha até essas cidades.

O professor Rafael Vedaski, 25, recebeu um cartão na estação Vila Madalena, da linha 2-verde, após dar informações para uma pessoa perdida. Ele lamentou a falta de educação dos passageiros. “É algo que dá para entender, mas não é justificável. Todo mundo tem dias ruins.”

A campanha também está no Facebook (www.facebook.com/obrigadosp), no Twitter (twitter.com/obrigadosp) e no Instagram (instagram.com/obrigados).

Fonte: Uol Notícias e Youtube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.