Cia Paulicea promove leitura dramática do texto infantil mais encenado do dramaturgo  João das Neves

Até o dia 26 de maio de 2022, a Cia Paulicea promove uma série de encontros presenciais com o propósito de refletir sobre a obra de João das Neves, um dos grandes nomes do teatro latino-americano. Com o nome de “Segunda Jornada – Leituras Dramáticas e Debates”, a temporada será realizada com entrada gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, SP.

Foto Marcelo Romagnolli

Intitulada “Terceira parada: O Teatro Infanto juvenil”, no dia 19 de maio de 2022 (quinta-feira), às 15h, a Cia Paulicea recebe encenação do Grupo Esparrama, e como debatedor, o diretor teatral Marcelo Romagnolli. 

Escolas que se interessarem em participar do evento, podem se inscrever através do email: fomentopaulicea@gmail.com

A Lenda do Vale da Lua”, o texto infantil mais montado de João das Neves e que foi escrito em 1976, será encenado pelo Grupo Esparrama, especialista em teatro para infâncias e juventudes, com apreciação do dramaturgo Marcelo Romagnolli

O evento promoverá um debate a respeito da produção do autor, sua relação com esse universo e o que se produz na contemporaneidade.

Um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes importantes do teatro brasileiro, João das Neves foi um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.

Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.

Com o projeto Missão João das Neves: em busca de uma nação imaginada, da Cia. Paulicea, contemplado na 38ª edição do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, a partir de estudos sobre a vida e obra do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves, o grupo se propõe a investigar como o teatro pode ser constituinte de um campo no qual é possível resistir às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.

Sobre a Cia. Paulicea de Teatro

Com 25 anos de existência, a Cia. Paulicea de Teatro sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura do Brasil e da América Latina, buscando refletir questões artístico-poéticas com espaço de confronto social e  político. 

Para  o grupo, a função do teatro se caracteriza como uma ressignificação poética de nossas mais ricas manifestações culturais, para afirmação de nossa identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Um campo de investigação efetivo às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando assim, uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.

Em suas temáticas, são abordadas as diversas manifestações da cultura popular brasileira para a investigação de uma mimese corporal, sonora e ancestral, não para reproduzi-las, mas para reinventá-las, buscando, assim, um olhar contemporâneo crítico e político.

Com seus espetáculos, o grupo já participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como o FIT São José do Rio preto, FIT de Londrina, FIT de Havana (Cuba), Circuito SESC de Artes, entre outros.  

Mais informações: www.facebook.com/ciapauliceadeteatro e www.instagram.com/ciapauliceadeteatro

SERVIÇO: “Segunda Jornada – Leituras Dramáticas e Debates”

Com Cia. Paulicea de Teatro e participações especiais

Temporada: até 26 de maio de 2022

Classificação Livre – Grátis – Retirada de ingressos no local

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, SP

Terceira parada: O Teatro Infanto juvenil 

Quando: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 15h

Grupo Esparrama

Debatedor – Marcelo Romagnolli

“A Lenda do Vale da Lua”, texto infantil  mais montado de João das Neves, escrito em 1976. Participação do Grupo Esparrama, especialista em teatro para infâncias e juventudes, e do dramaturgo Marcelo Romagnolli. Um debate a respeito da produção do autor, sua relação com esse universo e o que se produz na contemporaneidade.

Próxima atração

Quarta parada: O Teatro de Gênero

Quando: 26 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 19h 

Cia. do Miolo

Debatedora – Leda 

“Mural Mulher”, obra que inaugura a fase em que João das Neves discutiu questões de gênero. Um documento ficcional, já que foi baseado originalmente em entrevistas com diferentes mulheres, como garis, jornalistas, donas-de-casa, prostitutas, metalúrgicas, atrizes, entre outras, compondo um mural que se completa com música e poesia. Participação das atrizes da Cia. do Miolo, e apreciação da dramaturga, poeta e ensaísta acadêmica, Leda Maria Martins. 

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.