A EB-101 foi bem sucedida em animais transgênicos portadores das principais mutações genéticas da doença
Uma vacina para o mal de Alzheimer pode ter sido encontrada. É o que afirmam cientistas espanhóis do Centro de Investigação Biomédica EuroEspes, liderados pelo médico Ramón Cacabelos, que disseram nesta quinta-feira (17/01) ter criado a primeira vacina preventiva e terapêutica eficaz contra o Alzheimer. A patente já foi obtida nos Estados Unidos para o futuro testes em seres humanos.

O médico espanhol Ramón Cacabelos conversa com a imprensa em Madri para anunciar a criação da EB-101
A aplicação da EB-101 foi bem sucedida em animais transgênicos portadores das principais mutações genéticas responsáveis pela doença em seres humanos. Nos estudos, os especialistas conseguiram evitar que os animais desenvolvessem a patologia ao longo da vida e que foram reduzidos de forma “espetacular” os traços patogênicos que caracterizam o Alzheimer. Segundo Cacabelos, agora basta esperar que os testes em humanos sejam aprovados para que a vacina se torne uma realidade em um prazo de seis a 10 anos.
As injeções da vacina — seriam necessárias várias doses em diferentes lotes — teriam um efeito triplo: a primeira produz uma resposta imunológica que elimina as placas de proteína beta-amiloide em caso de animais já doentes ou prevenia nos sãos; a segunda, que elimina casos de meningoencefalitis e a terceira, que não registra mais microhemorragias cerebrais.
De acordo com a equipe, com base nos experimentos feitos com ratos, a vacina poderia duplicar as esperanças de vida em pacientes con Alzheimer. Para os cientistas, porém, o fundamental é melhorar as condições e a dignidade dos pacientes que sofrem com a doença. Entre 25 e 30 milhões de pessoas têm Alzheimer no mundo.
Fonte: UOL
Me dá uma enorme esperança essa notícia, apesar de saber que tudo ainda demorará muito.
Já havia visto um dia destes algo sobre na TV e fiquei alerta… Que ótimo!!! Esperemos que de certo nos humanos… Vai dar!!!
Um coisa preocupa-me sempre em relação a estes novos medicamentos: Quando eles forem aprovados, os menos favorecidos vão ter acesso a eles?
Tenho um familiar com esta doença. Estou ancioso que chegue a vacina.
Será que posso participar nos testes?…