Control – Vida e Morte de Ian Curtis
Control é um filme de 2007 de Anton Corbijn, rodado em preto e branco sobre a vida e a morte de Ian Curtis (1956 – 1980), vocalista da banda inglesa de pós-punk Joy Division. O roteiro foi escrito por Matt Greenhalgh e baseia-se no livro Touching from a Distance, escrito pela esposa de Ian Curtis, Deborah, que também co-produziu o filme.
O filme detalha a vida turbulenta do jovem músico, que forjou um novo gênero a partir da cena punk rock britânica dos anos 1970 com a banda Joy Division, que ele liderou de 1977 a 1980. O filme também aborda seu difícil casamento e relações extra-conjugais, bem como suas frequentes crises epiléticas, que sabidamente contribuíram com as circunstâncias que o levaram ao suicídio na véspera da primeira turnê norte-americana do Joy Division.
O título é uma referência a uma música do Joy Division, She’s Lost Control – acredita-se que a música foi escrita por causa de uma cliente de Ian Curtis enquanto ele trabalhava numa agência de empregos em Manchester, ela era epilética e morreu após uma crise.
Direção
Anton Corbijn
Elenco
Sam Riley (Ian Curtis)
Samantha Morton (Deborah Curtis)
Alexandra Maria Lara (Annik Honoré)
Joe Anderson (Peter Hook)
Toby Kebbell (Rob Gretton)
Harry Treadaway (Stephen Morris)
Fonte: Wikipédia e Youtube