Entretenimento no Final De Semana
Em 2014, a Virada Sustentável ganha reforço nas artes visuais e concretiza ação, onde a arte se encontra à serviço da consciência para a sustentabilidade. Criado com a proposta de aproximar artistas das organizações socioambientais, o Causa+Arte ocupa e transforma o Parque Ibirapuera em um museu de sustentabilidade a céu aberto. Jaime Prades, ISE, Binho Ribeiro, Bijari e UrbanTrashArt idealizaram obras que refletem os conceitos e eixos de atuação de cada organização participante, resultando em um circuito de instalações que ficará exposto ao público até o dia 28 de setembro de 2014.
“O circuito de instalações é uma conquista, uma confirmação. Desde sua primeira edição, a Virada Sustentável traz em seu cerne a questão de mudança cultural. Esta estratégia é mais do que bem vinda.
Ela é necessária. Mesmo porque no próprio cenário internacional, o que tem se destacado nas artes plásticas, são obras que rompem com os cubos brancos, espaços restritos – onde há um processo de diluição dos muros. O Causa+Arte faz exatamente isso – uma arte voltada para as questões cruciais do planeta, de forma livre e irreverente”, explica o artista Jaime Prades.
Ao todo serão cinco instalações sobre os temas consumo consciente, resíduos sólidos, água, recursos naturais, direito da criança, provenientes das causas do Instituto Akatu, Afroreggae, PanoSocial e SOS Juventude, SOS Mata Atlântica, WWF-Brasil e Instituto Alana.
Parque Ibirapuera – Sul
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10
Diariamente de 28/08 (Qui) a 28/09 (Dom) / das 10 h às 20 h
Arte e tecnologia se misturam no 15º FILE
Quem gosta de arte e tecnologia já pode se preparar para uma programação imperdível. O Sesi-SP realiza, de 26 de agosto a 5 de outubro, a 15ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Esse é o principal encontro da América Latina sobre arte digital e pode ser conferido com entrada totalmente livre nos espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.
A programação marca a reabertura da Galeria de Arte do Sesi-SP após reforma de cinco meses. Durante o festival, ocorrem performances interativas do FILE Metrô na calçada das estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro na primeira semana do evento (de 26 a 31 de agosto).
O público pode conferir 28 instalações, de 12 países, na Galeria de Arte do Sesi-SP. Os visitantes podem manipular os sons da floresta Amazônica por meio da réplica de um rio ou caminhar numa esteira de ginástica para movimentar figuras que representam a sociedade. Também poderão ver os sons transformados em luz em outra obra interativa. Isso e muito mais no 15º File!
Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Avenida Paulista 1313, 1313
Bela Vista – Centro
Diariamente de 26/08 (Ter) a 05/10 (Dom) / das 10 h às 20 h
Fonte: Catraca Livre