Entretenimento Hoje

Entretenimento Hoje

Entretenimentoo

A Jazz Sinfônica, orquestra da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou uma homenagem aos 100 anos do compositor carioca César Guerra-Peixe, em concerto gratuito que acontece na próxima edição da Série Matinal na Sala São Paulo, dia 17, às 11h. A entrada é Livre.

A apresentação será inteiramente dedicada ao compositor erudito e popular, Guerra-Peixe. Músico multifacetado e extremamente comprometido com a cultura brasileira viveu a era de ouro das orquestras de rádio e se destacou entre os pesquisadores do folclore nacional.

Durante o concerto, serão executadas duas obras sinfônicas de sua autoria, “Ponteado” e “Suíte Paulista”, em quatro movimentos, toda baseada em melodias e ritmos folclóricos colhidos no estado. Segundo a sobrinha neta do compositor, Jane Guerra-Peixe, não há notícias de que a obra já tenha sido executada em São Paulo, e a única gravação disponível, muito antiga e fora de catálogo, é da orquestra Sinfônica de Moscou, dirigida pelo maestro Eduardo de Guarnieri.

A orquestra Jazz Sinfônica executará também alguns arranjos de canções brasileiras, feitos originalmente para emissoras de rádio, dos quais também não há notícias de execução no passado recente. E anda haverá estreia mundial da obra encomendada ao compositor Mateus Araújo, toda baseada em choros e sambas de Guerra-Peixe.

Sala São Paulo

Praça Júlio Prestes, 16
Campos Elíseos – Centro
São Paulo

 

—————————————————————————————————————————–

Com instrumentos de percussão e sopro, a Orkestra Rumpilezz, regida pelo maestro Letieres Leite, se apresenta em um grande concerto que acontece da área externa do Auditório Ibirapuera. O evento acontece neste domingo, 17 de agosto, a partir das 11h, e a entrada é totalmente Livre.

Esta é a chance do público curtir, ao ar livre, um bom som que vai da música baiana ao jazz. A fusão entre sopros e percussão traz referências que passam pelas big bands e pelos grupos percussivos como Ilê Aiyê e Olodum, além do candomblé e do samba do Recôncavo.

Parque Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 10
Parque Ibirapuera – Sul
São Paulo

—————————————————————————————————————————–

Às vésperas de embarcar para a Europa, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (OJESP), realiza, neste domingo, 17 de agosto, às 20h, concerto na Sala São Paulo com o mesmo repertório que irá levar para a sua terceira turnê europeia: obras de Guarnieri, Debussy, Milhaud e Berlioz.

Os 90 bolsistas com idades entre 13 e 26 anos tocam na capital paulista sob a regência do diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz, e com participação do saxofonista brasileiro Dilson Florêncio em Rapsódia para Saxofone e Orquestra, de Claude Debussy, e Scaramouche, op. 165c, de Darius Milhaud. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo é um grupo ligado à EMESP Tom Jobim, Escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.

Sala São Paulo

Praça Júlio Prestes, 16
Campos Elíseos – Centro
São Paulo

—————————————————————————————————————————–

Escrita em 1606 pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 – 1616), a peça “Rei Lear” ganha nova roupagem com o grande ator Juca de Oliveira, em cartaz atualmente no Teatro Eva Herz. O espetáculo vai ser apresentado com entrada gratuita. As três únicas sessões acontecem nos dias 17, 24 e 31 de agosto, aos domingos, às 19h. Os ingressos, limitados, são distribuídos a partir das 16h do mesmo dia, sendo um por pessoa.

Nesta versão de “Rei Lear”, Juca de Oliveira interpreta, sozinho, todos os personagens da tragédia, que teve  tradução e adaptação de Geraldo Carneiro feitas especialmente para o ator.

A peça conta a história do personagem que dá nome ao espetáculo, um viúvo, Rei da Bretanha, que com mais de 80 anos de idade decide dividir seu reino entre as três filhas.

Mas o rei enlouquece após ser traído por duas de suas filhas, às quais havia legado seu reino de maneira insensata. E assim se consuma uma das maiores tragédias de todos os tempos.

A peça é uma oportunidade única de ver a atuação brilhante de Juca de Oliveira e ainda conhecer um pouco mais sobre o universo shakespeareano que, apesar de ter centenas de anos, continua sendo tão atual.

Teatro Eva Herz

Avenida Paulista 2073 – Livraria Cultura Conjunto Nacional
Bela Vista – Centro
São Paulo

Fonte: Catraca Livre

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.