Festival “Vamos que Venimos” convida adolescentes de todo o Brasil para integrar a programação 

De 02 a 06 de novembro de 2022, acontece o Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, versão brasileira do festival criado na Argentina, com sede em Santo André (SP), que nesta edição adotará com ações formativas em formato virtual e apresentações presenciais. 

VQV BRASIL Teatro Adolescente 2019 – Foto Sueli Almeida

Até o dia 12 de setembro de 2022, estão abertas as inscrições para artistas de todo o Brasil, com idade entre 13 e 20 anos (completos até o momento da realização do festival), solo ou em coletivos, que queiram fazer parte da programação presencial do festival, que será realizada em Santo André (SP).

Podem participar artistas e grupos teatrais com no mínimo 70% de integrantes com essa faixa etária, e que estejam vinculados a escolas regulares, oficinas, pequenos cursos ou até provenientes de grupos e processos independentes de teatro jovem.

As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site do evento: www.vqvbrasil.com.

Além da modalidade “obra completa”, é possível inscrever trabalhos artísticos que ainda estão em processo. Uma forma encontrada pela organização do festival de valorizar cada etapa da formação artística e da criação como um todo. 

“Queremos acolher grupos em diferentes estágios da criação e compartilhar experiências relevantes dos jovens, distanciando-nos da ideia de que o produto final seria o momento criativo mais importante”, comenta a organização. 

A programação do Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil” conta ainda com oficinas ministradas por grandes profissionais do setor cultural e mestres das artes cênicas, em parceria com o Sesc Santo André, painéis de conferência, entre outras ações. 

Na edição passada, realizada em 2021, o festival reuniu 111 adolescentes com idade entre 13 e 20 anos se apresentando e 16 produtores com idade entre 16 e 24 anos, das cidades de Guareí, Mauá, Santo André, São Paulo, Salvador e Osasco, participando da “Produção Jovem” da execução do festival. Uma espécie de estágio de produção cultural com adolescentes selecionados através de um chamamento público, que receberam uma bolsa auxílio para participar das etapas de realização do evento. 

“Nos preocupamos em observar as diferentes características que garantam que o Vamos que Venimos seja um espaço de intercâmbio entre adolescentes de distintas realidades socioculturais”, finaliza a equipe responsável pela organização do evento.

Sobre o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil

Desde 2018, acontece em Santo André o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil. Um potente encontro entre artistas de 13 a 19 anos e seus coletivos teatrais, que valoriza o protagonismo jovem por meio do teatro e incentiva o teatro adolescente do país.

O festival já estabeleceu parcerias com instituições como a UFABC, SESC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, Conservatório de Tatuí, entre outras. E iniciou o projeto pedagógico “Produção Jovem”, com formação de jovens produtores culturais através da prática em diversas áreas da execução do projeto.

O Vamos que Venimos Brasil é a versão brasileira do festival criado na Argentina, em 2009, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz, junto com um grupo de alunos adolescentes.

Em 2021, o projeto foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da COVID-19 e expandiu sua atuação abrangendo jovens de diversas regiões do Brasil. 

Em sua edição de 2022, o 4º Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, conta com um curso em formato virtual para jovens de todo o Brasil, e ações presenciais como apresentações de espetáculos, oficinas, painéis de intercâmbio, encontros com artistas e pesquisadores, que acontecerão na cidade de Santo André – São Paulo.

As ações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Proac Proac Direto 38/2021 e tem apoio do SESC Santo André.

Mais informações: www.vqvbrasil.com, www.facebook.com/vamosquevenimosbrasil e www.instagram.com/vqvbrasil

SERVIÇO: Convocatória para o 4º Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil

Inscrições: até 12 de setembro de 2022 – Valor: grátis

Quem pode participar: grupos, coletivos e solos de artistas adolescentes, de qualquer cidade brasileira. 

Faixa etária: de 13 a 20 anos 

Informações da Convocatória e ficha de inscrição: www.vqvbrasil.com


Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – luciana.gandelini@gmail.com – Cel (11) 99568-8773

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.