Graciliano Ramos, mestre da literatura nacional, em exposição no MIS
Não são só as obras “Vidas Secas” e “Memórias do Cárcere” que compõem a extensa gama de trabalhos do mestre da literatura nacional Graciliano Ramos (1892 – 1953). Talvez, essas sejam as que estão mais frescas na memória do brasileiro.
Mas, que tal conhecer a fundo a trajetória do escritor alagoano, desde sua vida pessoal, passando pela carreira literária até sua militância política? Para isso, o MIS recebe a exposição “Conversas de Graciliano Ramos“, em cartaz de 16 de setembro a 9 de novembro. A mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. A entrada é Livre*.
Com curadoria da pesquisadora Selma Caetano, a exposição leva ao MIS imagens, documentos, pertences pessoais, depoimentos exclusivos, intervenções audiovisuais e uma instalação que visa recriar o ambiente criativo do escritor.
Uma das curiosidades dos documentos que estão na mostra é a presença do manuscrito da carta que Graciliano escreveu para Getúlio Vargas após a saída da prisão, em 1937, mas que nunca foi enviada.
A instalação cenográfica levada ao MIS permite que o espectador visite os ambientes que o homenageado usava para escrever sua arte. Uma poltrona de descanso (sempre vista nas fotos), a mesa de trabalho, a máquina de escrever, várias canetas tinteiro, entre outros itens marcam presença.
MIS – Museu da Imagem e do Som
Conversas de Graciliano Ramos
de 16/09 a 09/11
- Domingos das 11:00 às 21:00
- Terças, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados das 12:00 às 22:0
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Fonte: Catraca Livre