Jesus Cristo Superstar

Jesus Christ Superstar é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus.

A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação.

Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. As produções cinematográficas e teatrais apresentam muitos anacronismos, na visão dos sectários, isto é, daqueles que querem separar política de religião.

JCGrande parte do enredo é focado na personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus.

Jesus Cristo Superstar é o nome do musical na versão brasileira e na portuguesa. A versão brasileira de 1972 teve tradução de Vinicius de Moraes, e estreou em São Paulo, no teatro Aquarius, no bairro do Bixiga, em março de 1972, tendo no papel principal o ator carioca Eduardo Conde. A versão portuguesa foi traduzida por Filipe La Féria e Antônio Leal

A versão brasileira, foi produzida por Maria Célia Camargo e Altair Lima e dirigida por Altair.Teve a direção musical dos maestros Paulo Herculano e Samuel Kerr,o pianista João Carlos Pegoraro e os mesmos, foram os responsáveis pela preparação vocal do elenco e ensaios corais. Moracy Doval, Altamir Lima e José Ayrton Salvanini foram os responsáveis pelo lançamento e pela campanha publicitária do espetáculo.

Abaixo a versão cinematográfica.

Fontes: Wikipédia e Youtube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.