Kepler-10c, a megaterra – A possibilidade de vida fora da Terra

Kepler-10c, a megaterra – A possibilidade de vida fora da Terra

Kepler-10c - A megaterra

Kepler-10c – A megaterra

Astrônomos nos Estados Unidos anunciaram a descoberta do primeiro membro de uma nova classe de planetas: as megaterras durante a reunião da AAS (Sociedade Astronômica Americana) em Boston.

O planeta Kepler-10c originalmente identificado em 2011, pelo satélite caçador de planetas americano Kepler teve sua massa medida pelos astrônomos liderados por Xavier Dumusque, do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, Descobriu-se que muito maior que a Terra e rochoso.

Com um diâmetro cerca de 2,3 vezes maior que o da Terra, imaginava-se um mininetuno, um planeta gasoso. Ao descobrir que ele tem massa 17 vezes maior que a da Terra, os pesquisadores calcularam com precisão sua densidade. Demonstrou-se assim que é rochoso, não gasoso.

O Kepler-10c orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias. É quente demais para abrigar vida. Sua descoberta impulsiona a a busca por outras biosferas no Universo. Ele basicamente assinala a possibilidade de que muitos mundos maiores que o nosso sejam similares em natureza à Terra e potencialmente tenham condições adequadas para a existência de seres vivos.

A estrela Kepler-10, localizada a 560 anos-luz da Terra na constelação do Dragão, é extremamente velha, tem aproximadamente 11 bilhões de anos. Ela nasceu menos de 3 bilhões de anos após o Big Bang. Demonstra-se que planetas capazes de abrigar vida existiam desde a tenra idade do Universo. A Terra tem 4,6 bilhões de anos.

A medição de massa foi feita com o HARPS-N, espectrógrafo instalado em telescópio nas Ilhas Canárias que deve acompanhar muitos dos cerca de 900 planetas descobertos pelo Kepler para permitir a estimativa de sua densidade. A tendência é que o número de megaterras conhecidas cresça nos próximos anos. Algumas delas possivelmente estão na zona habitável de suas estrelas — a região do sistema em que a temperatura é apropriada  à manutenção de água em estado líquido na superfície do planeta.

Fonte: Mensageiro Sideral

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.