” A Luneta do Tempo” – O longa-metragem de Alceu Valença

” A Luneta do Tempo” – O longa-metragem de Alceu Valença

Luneta

Alceu Valença disse que o seu primeiro longa-metragem iniciou-se há 14 anos:

” Entrei em uns delírios maravilhosos. Escrevi uns poemas e, fantasiado de cangaceiro, subi numa pedra. Daí um amigo meu me filmou ali, declamando como um louco, sabe?”

O longa conta a história de rivalidade entre um sanfoneiro e artista circense Severo (Ari de Arimateia) e o implacável policial Antero (Charles Theony), que são meios-irmãos sem saber.

O filme vem recheado de cordelistas, violeiros, forrozeiros e cangaceiros. Irandhir Santos e Hermila Guedes são Lampião e Maria Bonita.

O pai de Alceu havia falecido e o o músico pernambucano relembrou a infância em São Bento do Uma, cheio de lendas do cangaço, sanfoneiros e circos mambembes no Agreste.

“Comecei a escrever compulsivamente a ponto de lascar minha coluna, mas não sabia o que seria, se um cordel ou um livro de poesia.” disse Alceu.

Do encontro com o diretor de fotografia Walter Carvalho nasceu o filme: ” Ele me perguntou se eu havia criado alguma coisa. Mostrei o que tinha.  Ele falou:’Isso é cinema. Vamos rodar?'”.

Carvalho acabou abandonando o projeto, Alceu inscreveu o projeto em lei de incentivo, aprendeu lendo livros de roteiros e tomando umas aulas de cinema com uma amiga do filho.

Seguiu direto para o set com tudo que precisava saber. Não teve dificuldades. Com a ajuda da equipe, tocou o barco.

O filme foi rodado no Agreste Pernambucano em duas partes: em 2009 e em 2011. Alceu compôs os arranjos da trilha sonora e ainda tocou e cantou.

Alceu inspira-se em Jean-Paul Belmondo para encarar o cinema. Imitava-o para chamar a atenção das meninas.

Nos anos 1970, era Sérgio Ricardo em ” A Noite do Espantalho” pegando o jeito na direção por ficar observando os movimentos da câmera após terminarem suas cenas.

Em ” A Luneta do Tempo”, Alceu é o palhaço Véio Quiabo.

Quando terminar Gramado, ele não sabe se continua fazendo cinema. Afirma que o trabalho toma-lhe muito tempo e por isso, vai ser muito difícil fazer outro.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.