Eixos de atuação
Conflitos armados
Epidemias
Desnutrição
Desastres naturais
Exclusão de cuidados de saúde
MSF Brasil
MSF chegou ao Brasil em 1991, para combater uma epidemia de cólera na Amazônia. Após o controle do surto, a organização permaneceu na região até 2002, promovendo um trabalho de medicina preventiva com tribos indígenas. Essa primeira intervenção abriu uma das frentes de atuação de MSF no país: colaborar no acesso à saúde.
A missão na Amazônia foi encerrada após organizações não-governamentais e Distritos Especiais Sanitários Indígenas assumirem o trabalho.
A primeira intervenção urbana de MSF aconteceu em 1993, no Rio de Janeiro, com um projeto de assistência a crianças em situação de rua. Até hoje, foram desenvolvidos 15 projetos no país. Saiba mais sobre os projetos de MSF no Brasil.
Escritório brasileiro
Em 2006, MSF estabeleceu seu escritório no país, com o objetivo de recrutar profissionais, captar recursos financeiros e promover ações de comunicação.
Recentemente, MSF criou a Unidade Médica do Brasil (BRAMU, Brazilian Medical Unit), cujo objetivo é capacitar e treinar profissionais de MSF para melhorar a qualidade de atuação nos projetos. Com esse objetivo, foram estabelecidos acordos de cooperação com instituições brasileiras de excelência nas áreas de tuberculose, infectologia, ginecologia e pediatria.
O escritório brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, é uma delegação do Centro Operacional de Bruxelas e tem suas atividades financiados com recursos de cidadãos de vários países, inclusive do Brasil.
contato
Formulário de Contato
Endereço do escritório de Médicos Sem Fronteiras
Rua Santa Luzia, 651/11º andar- Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20030-041 – Brasil
Telefone: (21) 3527-3636