São José do Rio Preto e região recebem as ações gratuitas do projeto “Para Sempre Meio Ambiente”

De 15 a 22 de agosto, o projetoPara Sempre Meio Ambientepromove apresentações teatrais e oficinas gratuitas em quatro cidades do interior do Estado de São Paulo. 

Foto de divulgação

Em São José do Rio Preto, as ações acontecem no dia 15 de agosto (segunda-feira), na Associação Renascer Centro de Reabilitação e Interação. Em Guaraci, no dia 17 de agosto (quarta-feira), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Zuquim. Em Américo de Campos, no dia 19 de agosto (sexta-feira), no Auditório do Departamento Municipal de Educação e Cultura.  E em Álvaro Florence, ações serão realizadas no dia 22 de agosto (segunda-feira), na EMEIEF. Prof. Nilza Costa Rodrigues.

No espetáculo Para Sempre Meio Ambiente”, a menina Clara, o macaco Sagui e a Arara, que vivem em uma pequena cidade onde todos preservam a natureza, um dia descobrem um rastro de destruição no meio da floresta. Uma fumaça que esconde um cenário tenebroso, com muita poluição na água e no ar, além de invasores que querem desmatar e ameaçar o futuro da vida na floresta. 

Nesta aventura cheia de valiosas lições sobre como preservar a fauna, a flora, a água e o ar, essa trupe precisará da ajuda das crianças da plateia para salvar as florestas que rodeiam e protegem Terra Linda. 

O objetivo é inspirar as crianças a refletirem sobre os variados aspectos da preservação do meio ambiente, como a reciclagem, a economia circular, a importância de evitar queimadas e de preservar a água e o ar, garantindo, assim, a sobrevivência das próximas gerações. 

Após as apresentações, serão realizadas oficinas gratuitas de artes cênicas, que irão abordar expressão corporal, com jogos rítmicos e percussão corporal, exercícios de voz e entonações, confecção de adereços, objetos cênicos e encenação, além de refletir poeticamente sobre emoções relacionadas ao tema da peça. 

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Para Sempre Meio Ambiente” apresenta um espetáculo infantil feito para crianças de 06 a 12 anos, além de oficinas de artes cênicas destinadas a refletir sobre os temas da peça e vivenciar técnicas de artes cênicas, colaborando com a socialização e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Nestas cidades, o projeto é apoiado pela da Incentiv.me e pela ISA CTEEP, que apoiam ações como essa, que inspiram transformações de impacto por meio das novas gerações. 

Sobre a ISA CTEEP: Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 139 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Sobre a Incentiv.me: A Incentiv.me é uma startup de inovação tributária, que oferece produtos e serviços para todo o ecossistema das leis de incentivo. No mercado desde 2018, a startup já mobilizou mais de R$150 milhões para 380 projetos, impactando diretamente mais de 100 mil pessoas. A Incentiv.me é a única no mercado a oferecer soluções de ponta a ponta do processo, atuando desde o mapeamento de potencial a ser incentivado até os relatórios de monitoramento. Recentemente, a Incentiv.me recebeu um investimento de R$10 milhões das redes Anjos do Brasil, BR Angels, Harvard Angels, Insper Angels e Malbec Angels – Sitawi Finanças do Bem e Synthase Impact Ventures, holding de investimentos em negócios de impacto socioambiental.

Um trabalho importante desenvolvido pela Incentiv.me é a conscientização sobre o melhor uso dos impostos, oferecendo um diagnóstico para que as empresas descubram seu potencial de incentivo nas leis de forma gratuita. Além disso, qualquer proponente com projeto aprovado em lei de incentivo pode se cadastrar na plataforma Incentiv.me para participação dos processos seletivos.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas intervenções são patrocinadas pela empresa ISA CTEEP.

O projeto “Para Sempre Meio Ambiente” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Sancell.

SERVIÇO: Temporada “Para Sempre Meio Ambiente” 

Sinopse: Em uma pequena cidade onde todos preservam a natureza, a menina Clara, o macaco Sagui e a Arara percebem uma nuvem de fumaça que os leva a um cenário tenebroso de destruição que pode ameaçar o futuro da vida na floresta. Nesta aventura cheia de valiosas lições, essa trupe precisará da ajuda das crianças da plateia para proteger as florestas de Terra Linda. Duração: 45 minutos

Classificação Indicativa: 06 a 12 anos

Entrada Gratuita

São José do Rio Preto

Quando: 15 de agosto de 2022 (segunda-feira) – Horários: 09h30

Onde: Associação Renascer Centro de Reabilitação e Interação – Endereço: Avenida Amélia Cury Gabriel,n° 4701 Jardim Soraia CEP: 15075-220
Oficinas de artes cênicas: 10h40

Guaraci

Quando: 17 de agosto de 2022 (quarta-feira) – Horários: 09h e 15h

Onde: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Zuquim – Endereço: Rua Casemiro César, n° 1052 Centro CEP: 15.420-000

Oficinas de artes cênicas: 10h20 e 16h

Américo de Campos

Quando: 19 de agosto de 2022 (sexta-feira) – Horários: 09h e 13h30

Onde: Auditório do Departamento Municipal de Educação e Cultura Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida. n° 505 Centro CEP: 15550-000

Oficinas de artes cênicas: 10h30 e 15h

Álvaro Florence

Quando: 22 de agosto de 2022 (segunda-feira) – Horários: 09h e 13h30

Onde: EMEIEF. Prof. Nilza Costa Rodrigues – Endereço: Rua Minas Gerais, n° 510 Centro – Álvaro Florence – SP CEP: 15.540-000

Oficinas de artes cênicas: 10h30 e 15h

Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com

Informações para a imprensa – ISA CTEEP – RPMA Comunicação 

Kelly Queiroz – (11) 94216-3176 – isacteep@rpmacomunicacao.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.