Praias das Calhetas – São Sebastião
Paraíso despercebido no litoral norte de SP
Selvagem, exótica e semi-deserta, Calhetas é verdadeiramente encantadora. O percurso entre a portaria e a praia é fácil, menos de dez minutos numa estrada pavimenta ladeada por árvores nativas, frutíferas e até mesmo uma dezena de eucaliptos arco-íris, cujo casco, conforme se desprende do tronco, exibe diversas cores.
No fim da trilha, a natureza expressa toda sua originalidade, uma pequena península abriga um morro e duas prainhas. A da esquerda, formada por pedras, com vista para a praia vizinha e boa opção para pesca; a da direita, um verdadeiro convite ao mergulho em águas cristalinas; e, entre as duas praias, o morro de costão rochoso moldado pelo mar, abriga diversos coqueiros e vista panorâmica da Ilha de Toque Toque Grande e da Serra do Mar.
Um pouco antes de chegar na praia, pelo mesmo caminho, há uma estradinha a direita que dá acesso a uma cachoeira sem muito volume de água, mas bastante alta. Calhetas, fica entre as praias de Toque Toque Grande e Pequeno, e não conta com nenhuma infraestrutura. As melhores opções para conhecer essa lasquinha do paraíso são barco, a pé, ônibus circulares da região e táxi.
Onde ficar?
Ilha de Toque Toque Boutique Hotel
Estabelecimento mais próximo de Calhetas (20 minutos de caminhada) a 50 metros do nível do mar, conta com uma belíssima vista do oceano, doze suítes e área de apoio na praia de Toque Toque Grande.
Contato: (12) 3864 9110
50m da praia de Toque-Toque Pequeno. Tem piscina, serviço de praia, esoaço zen e apartamento adaptado para portadores de deficiências físicas.
Contato: (12) 3864 9250