Projeto Clima Ibirapuera
O Parque Ibirapuera comemorou 60 anos no dia 21 de agosto de 2014. A proposta do curso é investigar dinâmicas urbanas tomando como objeto este espaço público e sua transformação nas últimas seis décadas. Serão realizados encontros e percursos pelo parque e seu território expandido, com o objetivo de mapear a realidade contemporânea. A ideia é criar novas narrativas, cartografias e possibilidades para a vida urbana a partir da experiência neste microclima de São Paulo.
Objetivos
• Analisar a trajetória do parque nas últimas décadas e a realidade contemporânea, levantando aspectos relativos à mobilidade urbana e à configuração e uso deste território.
• Análise e vivência do território a partir de caminhadas, realizando um mapeamento do “parque expandido”, ou “microclima urbano”, identificando problemáticas históricas em relação ao uso e acesso neste território.
• Imaginar possíveis intervenções no espaço, revisando propostas e projetos não implementados em décadas anteriores e partindo da experiência adquirida durante o curso e os percursos realizados.
• Reconhecer o parque e suas diversas instituições culturais e ambientais, tanto dentro quanto fora de seu limite gradeado.
Metodologia
Serão realizadas aulas expositivas dialogadas e percursos pelo parque e instituições, tanto no recinto do parque quanto em seu entorno imediato, tais como: Fundação Bienal de São Paulo, Viveiro Manequinho Lopes, Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Pavilhão Japonês, Planetário, Oca, Instituto Biológico, MAC-USP, Pavilhão das Culturas Brasileiras/ OCA (Museu da Cidade), Cinemateca Brasileira.
Público: Estudantes, pesquisadores, artistas, agentes sociais e demais interessados.
Facilitação: Fernanda Araujo Curi arquiteta e Urbanista (FAMIH – Belo Horizonte, 1997), Mestre em Museologia pela Reinwardt Academy Amsterdam (2008, bolsista NUFFIC) e pela Universidade de São Paulo (2013). Criadora de projetos focados na esfera cultural com uma variedade de experiências profissionais e acadêmicas, reunindo arquitetura e arte. No momento atua como Pesquisadora no Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo. É aluna de pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Pesquisa e interesses atuais relacionam os seguintes temas: história urbana, arte e cultura contemporânea, esfera pública.
Coordenação: Agni Gustavo Beuttenmuller
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Dias: 13, 20, 24 e 27 de setembro; 1 e 4 de outubro de 2014, quartas-feiras e sábados
Horário: das 9h às 13h
Endereço: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de Inscrição: Clique aqui
Meio Ambiente e Saúde Cuidando da Ecologia Integral
Estamos comemorando os 60 anos de inauguração do Parque Ibirapuera. Mas sua criação e idealização tem início bem antes, em 1926, na administração do prefeito Pires do Rio quando são dados os primeiros passos para a implantação deste espaço.
A região do parque era uma área alagadiça e de pastagem natural, e aqui foram plantados centenas de eucaliptos com o objetivo de drenar o terreno e eliminar o excesso de umidade.
A criação do parque está ligada ao desenvolvimento da região da Vila Mariana que teve seu ponto de partida com a transferência do Matadouro Municipal para a atual Avenida Sena Madureira em 1887.
Venha conhecer parte da formação do parque em seu contexto histórico que acompanha a evolução e crescimento da metrópole, e como hoje se configura em um dos parques mais conhecidos e visitados do país e cartão postal da nossa cidade.
Vagas: 80
Facilitação: Vitor Otavio Lucato, técnico em Agropecuária, Graduado em Ecologia pela UNESP e em Biologia pelo MACKENZIE; Pós-graduado em Saúde Pública e Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP. Técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente desde 1.982. Docente da UMAPAZ e trabalhando ao longo de 33 anos no Parque Ibirapuera.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.
Público: profissionais da saúde, educadores e interessados em geral.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Dia: 18 de setembro, quinta-feira
Horário: das 14h às 17h
Endereço: Sede do DEA|UMAPAZ – Parque Ibirapuera
Pedestres: Portão 7A – Avenida Quarto Centenário, 1268
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul)
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui
Fonte: Umapaz