John Fahey, que morreu em 2001, aos 61 anos, foi o mestre excêntrico do violão folk norte-americano, um dedilhador impressionante que transformou as formas tradicionais do blues com as harmonias avançadas da música clássica moderna, depois minou essa beleza com a sagacidade de um pregador de peças. Nos anos 90, Fahey partiu para um minimalismo espinhoso na guitarra que o tornou um ícone do pós-punk. “Eu ter sido validado por John Fahey”, diz Thurston Moore, “foi realmente especial.”
Como seu canto conversacional, o estilo de Willie Nelson é enganosamente tranquilo, excêntrico e reconhecível. Ele toca o mesmo violão Martin M-20, apelidado de Trigger, desde 1969; o instrumento definiu seu som, uma mistura elástica e cortante de country, blues e jazz cigano de Django Reinhardt. Embora o violão agora tenha um enorme buraco, Nelson ainda o utiliza todas as noites. “Somos destinados um ao outro e parecidos fisicamente. Estamos bem estragados e maltratados”, brincou.
Fontes: Rolling Stone e Youtube
Always On My Mind é uma música muito bonita. É dele mesmo? Eu conheço ela de outro lugar, mas não lembro de onde. John Fahey me mostrou que é o tipo violeiro clássico, afina o violão enquanto o toca, e utiliza apena uma das mãos !