Quando as guitarras dão os shows…1

Estou iniciando hoje uma série de grandes guitarristas.Em uma breve pesquisa, encontrei um material interessante que pretendo aqui mostrar.

A revista Rolling Stone reuniu  um seleto grupo de grandes guitarristas e especialistas para indicar quem são os maiores mestres do instrumento em todos os tempos. Depoimentos de Keith Richards sobre Chuck Berry, Eddie Van Halen sobre Eric Clapton, Joe Perry sobre Jimmy Page, Tom Morello sobre Jimi Hendrix, e muito mais.

Seguindo a ordem da própria revista, vou apresentar os guitarristas Lindsey Buckingham e Thurston Moore.

Durante a era de sucessos do Fleetwood Mac, Lindsey Buckingham transmutou a música folk de sua juventude tocando banjo para o rock de estádio: solos harmonizados cintilantes, acordes estalados que exalavam novidade e quebras com arpejos frenéticos. “A minha técnica não é clássica nem aceitável”, ele disse. “Mas você faz o que pode para conseguir o som que quer.”

Nos anos 80, o líder do Sonic Youth surgiu como o grande radical da guitarra do rock indie, misturando afinações estranhas, enfiando chaves de fenda ou baquetas sob as cordas e lançando jams punk cheias de feedback. Thurston Moore influenciou uma geração de amantes de ruído, de roqueiros grunge à turma shoegazer. O som de Moore sempre foi tão impressionante que Neil Young uma vez declarou que se o Sonic Youth um dia quisesse gravar com ele, era só falar.

Fontes: Rolling Stone e Youtube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.