Raul Seixas no Rock in Rio 2013 – Detonautas Rock Clube

Tico Santa Cruz, do Detonautas, durante tributo a Raul Seixas no palco Sunset (Foto: Luciano Oliveira/G1)
Tendo Tico Santa Cruz, do Detonautas, como anfitrião, o tributo a Raul Seixas começou às 17h30, neste segundo dia de Rock in Rio. Antes de cantar “Ouro de tolo”, Tico ouviu um grito perto do palco e pediu, então, que a plateia “desse seu recado”. Incentivou, virou microfone em direção aos fãs e recebeu gritos (com palavrão) contra Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro. Após o coro, colocou a camisa no rosto, como usam black blocs em protesto. “Quem está mascarado é quem vota secreto no Congresso Nacional”, berrou, confirmando a fama de fazer discursos de tom político em seus shows.
A banda carioca abriu com “Aluga-se”. Mesmo com o clima de “Detonautas toca Titãs quando ele tocou Raul”, quase toda a plateia cantou. “Ditadura não, revolução sim”, bradou Tico. O respeito dos roqueiros virou euforia apenas nas mais clássicas canções de Raul, como em “Eu nasci há dez mil anos atrás”, outra do início.
Quanto mais famosa a música, mais Tico parecia se esforçar para cantar como o homenageado. O vocalista imitava o sotaque de Raul e tentava emular o timbre do ídolo. Como no tributo a Cazuza, na sexta (13), o homenageado da vez virou uma espécie de manifestante in memorian. “Se Raul estivesse vivo estaria nas ruas manifestando com o povo brasileiro”, disse Tico.
Convidados da MPB
Zélia Duncan foi chamada ao palco para cantar “Tente outra vez”, em dueto com Tico. Depois da parceria, ele saiu de cena para que Zélia cantasse “Maluco Beleza”. Tico disse no palco que buscaram misturar “clássicos e canções que nem todo mundo conhece”.
Ao apresentar Zeca Baleiro, citou o vocalista do Charlie Brown Jr, que teve música gravada pelo cantor maranhense. “Salve Chorão, muita luz onde quer que você esteja”, disse Tico. Baleiro cantou “Quem não tem colírio” e “Rock do diabo”. Ao reassumir os vocais, Tico disse ser “Cowboy fora da lei”, acompanhado da levada de guitarra de Rick Ferreira. “Ele só não tocou no primeiro disco do Raul”, apresentou Tico. Depois, recebeu uma capa já usada por Raul Seixas. Com ela em suas costas, cantou “Gita”, “Metamorfose ambulante” e “Sociedade alternativa”. “Desculpe aí, Palco Mundo. Viva o rock nacional”, celebrou o líder do Detonautas, que recebeu uma “chave da sociedade alternativa”.
Show completo no link abaixo
Fontes: Portal G1, Youtube e VIMEO