Filmes brasileiros tendem a mudar o foco das abordagens temáticas
o cineasta Fernando Coimbra ganhou prêmios com “O lobo atrás da porta” em três importantes festivais: o de San Sebastián, o de Miami e o de Havana. O filme é um suspense.Dia 29 de maio estreia nos cinemas. O filme aborda um sequestro de uma menina. Passa-se no subúrbio do Rio mais para o estilo de Nelson Rodrigues do que o subúrbio dos morros.
Segundo o cineasta, diferentemente do que esperam os organizadores de festivais, que esperam filmes de violência social e pobreza, novos cineastas apresentam influências americanas. Estes novos cineastas querem falar de coisas mais universais ou até sociais, mas de forma diferente.
O Festival de Berlim mais recente já mostrava esta mudança de rumo. Filmes que fogem do óbvio foram selecionados: “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, ” O Homem das multidões”, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes”, “Hoje eu quero voltar sozinho!, de Daniel Ribeiro, e “Castanha”, de Davi Pretto.
Cao Guimarães acredita que lá fora as pessoas não querem ver somente favelas, e , seu filme sobre solidão poderia ser ambientado em qualquer lugar mundo.
Jeferson De foi filmar “O amuleto“, um suspense teen, nas matas catarinenses. Ele almeja alcançar um público novo. Seu filme conta a história de jovens que se envolvem em bruxaria.
“Isolados” tem Bruno Gagliasso e Regiane Alves e um casarão na região serrana do Rio.
“Mar Negro“, de Rodrigo Aragão traz zumbis capixabas. “As boas maneiras“, de Marco Dutra e Juliana Rojas, conta a história de um menino-lobo criado entre os homens.
“O homem das multidões“, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, apresenta a solidão de duas pessoas em Belo Horizonte. “O som ao redor” (2012),de Kleber Mendonça Filho, mostrou a vida urbana da classe média do Recife.
“Hoje eu quero voltar sozinho“, de Daniel Ribeiro, retrata a descoberta da sexualidade de dois meninos adolescentes. “Praia do Futuro” de Karim Aïnouz e “Tatuagem” (2013), DE Hilton Lacerda, trazem personagens gays com cenas mais explícitas.
Fonte: Folha de São Paulo