[TUTORIAL] Instalando yakju/takju / voltando para stock
Esse tutorial ensina como instalar uma ROM stock (yakju/takju) via fastboot. A primeira utilidade é, como dito na FAQ, livrar-se de seu yakjuvs e partir para a yakju e desfrutar das atualização OTA da Google (adeus, OTA da Samsung!). Também é util para voltar a uma ROM stock, caso deseje.
O tutorial é para usuários com experiência, faça-o por sua conta e risco. Nem o autor nem o Brasil Droid se responsabilizam por danos causados ao seu aparelho!
Leia todo o tutorial com calma. Leia a FAQ também, se tiver dúvidas. E, se as dúvidas ainda persistirem, pergunte antes de executá-lo. Não faça se não estiver totalmente seguro do que está fazendo!
O tutorial foi escrito pelo usuário efrant, no XDA, o original está aqui: [HOW-TO] [GSM & CDMA] Convert to latest yakju/takju/mysid (incl JB) / Return to stock – xda-developers. Esta é apenas uma tradução, todos os créditos vão para o autor.
Esse tutorial é um passo-a-passo detalhado. É possível executar essa mesma operação usando um toolkit (veja a FAQ). Entretanto, ao aprender a executar o passo-a-passo detalhado, você aprenderá como as coisas funcionam e não ficará preso a uma caixa preta
Notas:
Leia todo o tutorial com calma. Leia a FAQ também, se tiver dúvidas. E, se as dúvidas ainda persistirem, pergunte antes de executá-lo. Não faça se não estiver totalmente seguro do que está fazendo!
Esse tutorial também serve para retornar seu aparelho para uma ROM stock, basta seguir os passos opcionais da parte D
Yakju é uma versão genérica, sem localizações específicas. É possível que alguns dicionários (entre eles o Português) não estejam disponíveis em determinadas versões
“Prompt de comando”, para quem não conhece, significa uma tela de comando do Windows, onde todos os comandos são digitados ao invés de se usar o mouse. Para abrir um prompt de comando no Windows, abra o Windows Explorer (o gerenciador de arquivos do Windows), vá até a pasta desejada, mantenha a tecla SHIFT apertada e pressione o botão direito do mouse sobre o nome da pasta. Selecione a opção “Abrir janela de comando aqui”. Será aberta uma janela preta, com o nome da pasta.
Todos os comandos que você deve digitar no prompt de comando aparecem no tutorial abaixo com uma fonte diferente, assim: fastboot reboot. Obviamente, tem que dar um ENTER após cada comando…
Por fim: esse procedimento serve para instalar qualquer versão que esteja disponível pela Google, no item C3. Instale sempre a última versão, não precisa instalar uma antiga e depois atualizar via OTA. Pule etapas, não há necessidade.
A) Instalando os drivers
1) Não instale os drivers da Samsung ou pdanet. Se você já tem algum destes drivers instalados e tem certeza absoluta que funcionam corretamente, deixe-os. Caso contrário, instale os drivers abaixo agora.
2) Baixe os driver aqui.
3) Instale os drivers. Devido às inconsistências da Samsung, muitas vezes esse processo é problemático, às vezes exigindo senha de administrador do PC, desinstalação de drivers antigos, atualizações manuais, etc. Reparem que os drivers devem ser instalados duas vezes: uma quando o seu aparelho boota normalmente (o que não será necessário nesse tutorial) e uma quando o aparelho boota em modo fastboot (que será necessário nesse tutorial). Reparem também que, para o modo não-fastboot, será necessário ativar o USB Debuggig nas configurações do Android.
Está usando o Windows 8? Veja as dicas aqui: http://brasildroid.com.br/google-gal…tml#post176452
B) Faça backup de seus dados
1) Copie todos os arquivos do SD Card (fotos, músicas, etc) para fora do aparelho: em um PC, na nuvem, ou qualquer lugar.
2) Esse procedimento apagará TODO o seu aparelho, incluindo o SD Card. Uma vez realizado, não será mais possível recuperar nenhum dado ou arquivo do aparelho.
3) Feito o backup dos arquivos, você poderá também salvar uma cópia de sua ROM atual (isso é opcional). Veja como na FAQ.
C) Baixe todos os arquivos necessários em seu computador e extraia-os.
1) Todos os arquivos necessários devem estar em uma mesma pasta. Não importa o nome, apenas importa que todos arquivos estejam lá, sem sub-pastas! Tudo deve ser extraído em UMA ÚNICA PASTA.
2) Baixe os anexos deste post e extraia os conteúdos na pasta acima.
3) Baixe a versão do Android que você deseja daqui. Infelizmente, o Google não mantém versões antigas, mas o usuário oldblue910 do XDA disponibilizou algumas delas aqui.
4) Baixe daqui e instale a versão apropriada do aplicativo 7-zip para o seu computador e instale-a.
5) Extraia os arquivos de dentro do arquivo .tgz baixado do passo 3 usando o 7-zip, não o Winzip, nem o Winrar ou nenhum outro similar.
6) Esteja seguro de ter extraído TODOS os arquivos (incluindo arquivos dentro de arquivos dentro do .tgz). Você deverá ter 6 arquivos com extensão .img na pasta criada no passo 1. Os outros arquivos extraídos de dentro do .tgz não são necessários.
7) Reboote seu aparelho no fastboot (desligue-o e aperte vol- e vol+ e power ao mesmo tempo) e conecte-o via USB ao seu computador.
8) Abra um prompt de comando na mesma pasta do passo 1 e faça o seguinte:
D) Digite os comandos no prompt de comando
1) Certifique-se que seu computador reconhece o aparelho, digitando: fastboot devices
2) Destrave seu bootloader (se você ainda tem o bootloader travado) digitando: fastboot oem unlock
3) Você verá uma mensagem em seu aparelho dizendo This will wipe your entire device (including the /sdcard folder). A mensagem diz que todo o conteúdo de seu aparelho, incluindo a pasta /sdcard, serão apagados. Aceite.
4) Reboote, digitando: fastboot reboot-bootloader.
5) Opcional, mas recomendado – flasheie o bootloader: fastboot flash bootloader bootloader-maguro-primela03.img (ou o nome do arquivo .img do bootlader que você tiver na pasta)
6) Reboote (não necessário, se você não executou o passo 5), digitando: fastboot reboot-bootloader.
7) Opcional, mas recomendado – flasheie o modem: fastboot flash radio radio-maguro-i9250xxla02.img (ou o nome do arquivo .img do modem que você tiver na pasta)
8) Reboote (não necessário, se você não executou o passo 7), digitando: fastboot reboot-bootloader.
9) Flasheie a partição do sistema: fastboot flash system sytem.img
10) Flasheie a prtição de dados: fastboot flash userdata userdata.img. Importante: esse comando vai apagar todo o seu aparelho (incluindo o /sdcard) mesmo se seu bootloader já estivesse destravado!
11) Flasheie a partição de boot: fastboot flash boot boot.img
12) Opcional, mas recomendado: flasheie a partição recovery: fastboot flash recovery recovery.img
13) Apague a partição cache: fastboot erase cache
14) Reboote: fastboot reboot
15) Feito! O primeiro boot vai demorar um pouco mais que o normal, pois o Android estará reconstruindo o Dalvik cache.
E) Opcional – root
1) Baixe os arquivos anexados neste post.
2) Certifique-se que estejam na mesma pasta do passo C1. Copie o arquivo su-v307.zip para o SD Card do seu aparelho.
3) Reboote seu aparelho em fastboot e conecte-o via USB ao seu computador.
4) Abra um prompt de comando na mesma pasta do passo C1 e digite o seguinte: fastboot boot cwm.img
5) Espere rebootar
6) Navegue nos menus, existe uma opção chamada “update zip from sdcard”. Busque o arquivo su-v307.zip e instale-o.
7) Reboote e feito!
8) Importante: esse procedimento rooteia o aparelho mas NÃO instala o CWM nele!
Notas sobre os itens opcionais e outros pontos:
1) Para estar com uma yakju ou takju, tudo que voê precisa são as imagens do system e data. Se você quiser flashear bootloader, modem, kernel ou recovery mais recentes, vá em frente. Se você quiser flashear outras versões, pode fazer também.
2) Sim, você receberá as notificações OTA para a nova versão do Android (quando estiver disponível), independente de qual bootloader, modem, kernel ou recovery você tiver instalados.
3) ENTRETANTO, estar com uma takju ou yakju não significa que você receberá a notificação OTA assim que estiver disponível. Poderá levar minutos ou até meses depois da primeira pessoa a recebê-lo. A vantagem da yakju/takju é que você sempre poderá instalar as atualizações OTA manualmente (veja como na FAQ).
4) QUANDO você receber a notificação de atualização OTA, SE você quiser instalar automaticamente, você deverá certificar-se de estar utilizando os mesmos bootloader, modem, kernel e recovery baixados no passo C3. Caso contrário, não será instalado automaticamente e sim manualmente.
5) Apesar de eu (o autor) não ter testado, assumindo que o bootloader está destravado você poderá evitar apagar todos os seus dados pulando o passo D10. Isso não é garantido!
Notas sobre o bootloader
1) Não retrave o bootloader depois de terminar o procedimento, não há necessidade.
2) Um bootloader destravado não tem nenhum impacto na operação da ROM ou nas atualizações OTA.
3) Com um bootloader travado, você NÃO poderá executar comandos fastboot, isso é tudo que é afetado.
4) Se o seu bootloader está travado e você necessita destravá-lo, todos os dados serão apagados, incluindo o /sdcard. Esse é o maior inconveniente de retravar o bootloader.
5) SOMENTE retrave seu bootloader se você necessita enviar seu aparelho para a assistência técnica. O comando é fastboot oem lock
Fonte: link do forum