Virada cultural ou virada da roubada

Virada cultural ou podemos dizer a virada da roubada

Há algum tempo, eu pensei em escrever esse post, falando sobre fatos da Virada Cultural 2013. Hoje estou aqui, escrevendo para vocês.

viradacultural

Infelizmente é para mostrar minha indignação com algumas coisas, uma delas, tiraram o palco do Rock e colocaram o palco do Funk Carioca. Mas o maior problema, foi a onda de arrastões, onde rolou roubos, feridos e algumas mortes.

Felizmente nada aconteceu comigo, e com os amigos que estavam ali presente. Mas vimos algumas cenas desagradáveis, adolescentes com armas brancas, algumas pessoas recebendo facadas, outras levando porrada. E por pior que seja, era em todo lugar, simultaneamente. Provavelmente o grupo se reuniu pela internet para planejar o que iria ser feito no dia, tiveram sucesso, infelizmente.

Se eu não me engano na Av. São João, um grupo de uns três policiais viram o que estava acontecendo, um bando de 30 à 50 adolescentes fazendo um arrastão, mas não tomaram nenhuma atitude. Não tinha muito o que fazer, mas bem que poderiam chamar a tropa de choque ou algo do gênero.

Isso mostra nossa falência existente de governo, em um pais que não se investe em educação, tem como resultado esse tipo de coisa. Não adianta aumentar o número de policiais, aumentar segurança, a educação não vai mudar.

Acho que a prefeitura deveria diminuir o tamanho do evento, em vez de virada, virar um evento cultural. Que começa as 8h e termina as 20h, para poder ter mais controle da situação.

O que será do próximo evento? Caso a prefeitura não tomar providências para que isso não se repita, ou aconteça coisas piores. Já que o lado que fez os arrastões tiveram sucesso em sua empreitada.

Para o porte do evento, os números foram poucos, comparando o número de pessoas na virada cultural. Mas devemos esquecer os números e começar a pensar em pessoas. Infelizmente, eu não consegui ver shows que eu queria ver, por causa dos ocorridos. Mas felizmente não aconteceu nada comigo.

Quando eu estava voltando para a minha casa, peguei o metrô na linha vermelha Anhangabaú, estava cheio de adolescentes com roupa e acessórios de marca, abriam mochilas e conferindo os itens roubados, desde celulares, bonés e outros. Muitos desceram na Sé, provavelmente para continuar os arrastões, outros desceram no Brás o restante eu não sei.

Esses acontecimentos, mostram a ideia de um pais ou até um mundo que se preocupa em imagem, mídia, bens materiais, capital e onde o caráter e os valores são o que menos importam. Onde a publicidade, tevê, e outras diversas formas de anúncio, influenciam a compra daquele e outro produto, para o homem ser aceito na sociedade. Muitas pessoas aceitam essa ideia, como forma de soberba, etc. E outras aceitam pois não tiveram uma educação digna , para avaliar os seus devidos valores, etc. Não irei me aprofundar sobre valores, capital, etc, esse assunto é para outra hora.

Eu frequentei as ultimas 5 viradas se eu não me engano, parando aqui para pensar….. Essa eu acabei esquecendo os shows que vi nesse ultimo evento. Infelizmente ficou marcada por esses fatos. Eu gosto bastante do evento, e quero que ele melhore.

 

Mano Brown na Virada Cultural 2013: ‘Vi muita covardia no centro ontem’
“Rap precisa de caráter”
Virada Cultural de 2013 acaba com dois mortos, seis esfaqueados e três baleados
Fernando Haddad sobre a virada cultural

 

Esse é apenas mais um ocorrido, em um mundo que se preocupa mais em números do que pessoas.

Esse é o ponto de vista de uma pessoa, que pensa, refleti, analisa sobre os acontecimentos da vida.

Fica aqui a minha indignação!

2 comentários em “Virada cultural ou virada da roubada

  1. Débora

    Bom post concordo com vc principalmente em relação ao horário do evento conheço muitas pessoas principalmente adolescentes que não podem ir a virada cultural no período da madrugada por que os pais tem medo, eu mesma só participo da vida nesse horário que vc citou das 08h às 20h, afinal eu tenho noção de que como mulher infelizmente além de correr o risco de ser assaltada posso até ser estuprada!
    E o pior é que justamente as melhoras atrações ocorrem de madrugada. Se a prefeitura organizasse o horário com certeza mais pessoas poderiam participar e como vc disse haveria um maior controle.

  2. profsp

    Grandes eventos estão fadados a ter ocorrências deste tipo. Entretanto, acho que a questão do horário é indiferente. Quando querem praticar crimes,os mal intencionados não ligam para isso.Entendo sua indignação. Faz sentido.Pelo tamanho do evento, penso que o número de ocorrências foi pequeno. Não deveriam acontecer, mas não são todos os cidadãos que têm consciência e atitudes positivas. Muita gente educada também pratica crimes piores infelizmente.Cabe sim, um melhor estudo dos pontos fortes e dos fracos do evento a fim de melhorar a participação das pessoas que dele gostam.Já pensou que existem pessoas do Bem que gostam de eventos durante a madrugada? Já pensou que pessoas têm gostos diferentes dos seus? Eles não têm direito de ver o que gostam e no horário que gostam? De qualquer forma, acho legal que tenha expressado seu ponto de vista.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.